De longe te hei de amar- da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância. (Cecília Meireles)
Acabo de olhar essa monstruosa lua soberana no céu e me resignei com o fato de que jamais conseguirei fugir da minha condição lunática.
Lua acaba me remetendo também (digo também para ficar claro que ela sempre me remete a um milhão de sentimentos diferentes) a uma sensação de nostalgia.
E falar sobre saudade é antes de tudo, um ato de coragem, porque é um sentimento de extrema complexidade pelas tantas formas que se apresenta.
Afirmam que saudade só existe na língua portuguesa. Eu fico duvidando dessa afirmação. Custo a aceitar que outros povos não consigam expressar com exatidão esse sentimento.
Em inglês se diz miss you. Miss numa de suas traduções é perder. Então poderíamos pensar que estarão dizendo “perco você” o que também pode significar a falta que você me faz. E por estar perdendo, está sentindo a dor da perda, da falta. E por conseqüência se chega ao sentimento da saudade.
Isso é uma lógica barata, mas pertinente.
Saudade então não passa de uma constatação da perda.
O que é saudade senão a privação de algo e quando esse algo é o amor, ai, ai, ai. É esse amor me faz, ter esse sentimento que e o de saudade, eu creio que eu não te perdi, eu não soube de dá o devidido valor talves que você merecia, ou merece e te deixei escapar, por falta de experiência talvez.. mais a vida e assim.. queria que o tempo voltasse atraz, para que eu podesse reparar meus erros. Mais a vida e assim.
Dizem também que saudade é coisa de espírito desocupado. Como ocupar o espírito se ele está permeado de saudade? Eu não consigo. Meu pensamento fica como que tomado.
Podemos falar da saudade de um tempo. Lembro de várias partes da minha vida que me remetem a uma saudade de cheiros e luzes. Das tantas lembranças de infância, Dos meus avós, em minhas lembraças tem uma delas que me deixou uma cicatriz.. A perda dos meus avós.. Essa lembrança é recheada de fatores que me fazem sentir saudade.
Saudade do que partiu desse plano. Essa saudade eu tenho centenas e quanto mais velhos ficamos mais constantes vão se fazendo. Parece até que vamos ficando mais habituados a elas. Essa é uma saudade que luto para não sentir. Ela é algo que fica como que amortecido. Como se um dia, poderei cobrar essa distância toda em outro plano. Em outra vida.
Mas a saudade do amor presente/passado/ausente, essa, é complicada.
Se eu encontrar você, serei surpreendida pela sua invasão aos meus sentimentos, por esse acordar brusco e sensual do turbilhão onde se encontravam esses sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário