
Toscano é aquele ou aquilo de, pertencente ou relativo à região da Toscana (Itália). Mas pode ser também o natural ou habitante da Toscana, o dialeto lá falado ou o vocábulo desse dialeto. Na verdade, é tudo que diz respeito à cidade da Toscana.
Existe um filme muito bonito: "Sob o sol da Toscana".
A Toscana tornou-se uma identidade política a partir do século XV, quando Florença (onde há uma das maiores coleções de obras artes do mundo - a Galeria Uffizi) iniciou a sua expansão com a aquisição de Pisa, em 1405, de Livorno, em 1421, e da cidade de Siena (tive a felicidade de conhecer!) que se juntou em 1559.
Habitada pelos etruscos (pertencente ou relativo à Etrúria ou Tirrênia - Itália antiga), ligou-se definitivamente a Roma em finais do século IV a.C.
Pouco a pouco, a Toscana passou para as mãos dos Médici, de Florença (outra cidade lindíssima!). Estes chegaram ao poder em 1421. Afastados por duas vezes (de 1495 a 1512 e de 1527 a 1530), conseguiram sempre retomar o poderio da cidade e da região. O Ducado de Florença foi criado por Carlos V, em 1531, pensando em Alexandre de Médici ("il Moro").
Cosimo I de' Medici, filho de Giovanni dalle Bande Nere, tornou-se duque em 1537 e, com a aquisição de Siena em 1559, sob a paz de Cateau-Cambrésis, nasceu o Grão-ducado da Toscana. Em 1569, os membros da família receberam o título de grão-duques da Toscana, por decisão do papa Pio V.
A Toscana (em italiano Toscana - em português também se usa a designação Toscânia) é uma região da Itália central com 3,6 milhões de habitantes e 23.000 km² , cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marche e Umbria.
A oeste seu litoral é banhado pelo Mar Lígure e Mar Tirreno. A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba. A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes.
As províncias que fazem parte da Toscana são: Arezzo, Florença, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pisa,
Pistoia, Prato e Siena.
Já no Século XI a.C., a Toscana foi unificada pelo Etruscos, povo até hoje pouco conhecido, que ocupava também parte da vizinha Úmbria e o Lácio setentrional. Muitas foram as cidades por eles fundadas, sempre nos cumes, mas poucos são os restos arqueológicos, também por causa das sucessivas reconstruções; ao passo que nos chegaram intactas inúmeras necrópoles.
São cidades de origem etrusca: Arezzo, Cortona, Chiusi, Volterra e Fiesole, no interior; e, na costa, outras depois decaídas e desaparecidas (Populonia, Vetulonia, Roselle).
Esse povo simpático que habita a cidade de Toscana na Itália , linda com suas montanhas e plantacoes de oliva, e uvas região que fica a 30 minutos de Grosseto, 30 minutos de Florense e a 1 hora de Siena, romântica cheia de castelos e historias....ha!!!!.
Bem já ia me esquecendo a origem do nome deriva do latim e sua variacao idiomática para o italiano de "etrusco".