UM DIA FELIZ..

UM DIA FELIZ..

domingo, 22 de novembro de 2009

MENSAGEM DO LIVRO DE GABRIEL CHALITA


Educação: a solução está no afeto




A cumplicidade entre querer ensinar e se permitir aprender. A troca continuada de experiências, de sonhos, de ideais e de amor. O amor é
capaz de quebrar paradigmas, barreiras, ranços. É o amor que nos envolve, que nos move.
Junto com o amor vêm o compromisso, o respeito, a necessidade de continuar a estudar sempre, de preparar aulas mais participativas, de repreender com pertinência, de abusar da paciência. Triste é o educador que já não acredita mais na capacidade de aprendizado, que não se debruça para examinar melhor a peculiaridade de cada aprendiz. A educação é, em todas as suas dimensões, um grande desafio.
Falar sobre educação é expressar sobre a única alternativa política e social para que este país encontre a dimensão de sua grandeza e para que o povo que aqui vive encontre a dignidade.
O ser humano está sempre a buscar felicidade. Em todos os tempos, em todas as culturas sempre se almejou a felicidade. Na sua busca, alguns não conseguiram, outros a confundiram com os prazeres efêmeros e se entregaram à submissão. Ser feliz é um objetivo ao mesmo tempo simples e complexo. Simples porque depende de mera decisão (embora decidir seja angustiante - depende do querer). É também complexo porque o ser humano é único, é genial, é especial e aprende e ensina e evolui e cresce e é. E por causa disso tudo não se satisfaz com qualquer coisa. É mutável. É imprevisível. De qualquer forma, quando consegue canalizar seu potencial para o bem, suas obras são fantásticas.